terça-feira, 29 de novembro de 2011

Criaturas Folclóricas


O minúsculo dicionário de criaturas folclóricas

Conheça um pouco de algumas criaturas que vivem nas histórias da tradição popular. Pra você nunca mais confundir o boitatá com o boi-bumbá ou o curupira com o caipora! E de lambuja, você ainda pode imprimir os desenhos feitos pelo Osório e pintar como quiser!
Boitatá
Boitatá
É uma cobra gigantesca de fogo, com olhos que parecem dois faróis e seu couro é transparente. Ela protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Ela pode se transformar em uma tora ou em brasa, para queimar e punir quem coloca fogo nas matas.
Boto
Boto
É um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas e, antes da manhã chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
Cuca
Cuca
É uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. 
Curupira
Curupira
O curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. É um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e castiga todos que desrespeitam a natureza.
Caipora
Caipora
É um pequeno índio de pele escura, que anda nu pela floresta montado em um porco selvagem. Ele domina e protege todos os animais. Ele ataca os caçadores que caçam além se suas necessidades. Assim como o Curupira, de quem possui um parentesco, sua missão é proteger os animais da floresta.
Iara ou Mãe-D'água
É uma sereia. Seu corpo é metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Lobisomem
Lobisomem

É um homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente.
Mula-sem-cabeça
Mula-sem-cabeça

É uma mulher que, toda noite de quinta para sexta-feira, se transforma em uma mula-sem-cabeça. Sai galopando, saltando sem parar e soltando fogo pelo pescoço ou pelas narinas (como dizem alguns). Ela possui ferraduras de prata. Pode ser marrom ou preta. 
Mãe-de-ouro
É uma mulher luminosa que voa pelos ares e indica os locais onde se pode encontrar ouro.
 Matinta-Pereira ou Mati-Taperê
Matinta-Pererê
É uma mulher idosa e assustadora que veste uma roupa escura e velha. Ela passa as noites e madrugadas pelas ruas assoviando de forma estridente, amedrontando as pessoas. Pode ser de dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias do lugar onde mora. A que não tem, anda sempre com um pássaro. 
 Pisadeira
Pisadeira é uma mulher de aparência assustadora. Ela é alta e magra, possui unhas grandes e dedos compridos e secos, seus olhos são vermelhos. Suas gargalhadas são assustadoras que mostram seus horríveis dentes verdes. Ela anda arrastando seus chinelos durante a madrugada para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar.
Saci-Pererê
Saci
O saci-pererê é um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos, vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar e fazer tranças nas crinas dos cavalos, queimar comida e acordar as pessoas com suas gargalhadas. 








 
Fonte:http://tvcultura.cmais.com.br/maiscrianca/o-minusculo-dicionario-de-criaturas-folcloricas

Um comentário: